Avançar para o conteúdo principal

ERICA JÂMECE

 BIOGRAFIA


Luanda (1977). Artista plástica, faz consultoria em arte, apresentação, distribuição e decoração (pinturas, esculturas, cerâmicas, gravuras, tapeçarias e artesanato). Em 1996, ingressou no Instituto Nacional de Formação Artístico e Cultural – Escola Nacional de Artes Plásticas (Infac-Enap), na capital angolana, tornando-se membro da União Nacional de Artistas Plásticos (Unap). Quando entra para a escola de artes plásticas, participa num concurso internacional de pintura patrocinado pela embaixada da Polónia em Luanda, tendo obtido o primeiro prémio. Em Lisboa, conclui o curso profissional de decoração de interiores no Instituto de Ensino Profissional Intensivo (Inep), em 2003. Participa de alguns acervos como o Edifício Holding da Sonangol Sede, Clínica da Sonangol e em países como Portugal, África do Sul, Brasil e França. Integra ainda, com outras artistas plásticas, o projecto “Elas Expõem”, cujo objectivo é fazer exposições dentro e fora do país, convidando uma artista plástica local para expor, independentemente da especialidade. Entre as suas exposições colectivas estão pinturas em azulejos, no Hotel Continental, em Luanda, alusivo ao Dia da Mulher Africana (2000); Museu de História Natural em Luanda, alusivo à Cultura Nacional (2001); Museu de História Natural, exposição Palpitações de Mulher (2008); Participação na Coopearte, Galeria Celamar, Exposição Colectiva, de 2009 a 2013; Mostra Arte Mulher, Galeria Celamar, de 2010 a 2013 e Elas Expõem – Luanda Cores e Ritmos (2014).

Fonte: http://m.redeangola.info/acervo/erika-jamece/ 

O seu espírito livre, a sua espontaneidade e copiosa criatividade são traços bem vincados da sua personalidade, traços esses que transpõe para a sua já vasta obra. Mas Erika Jâmece é também conhecida como a ‘Rainha do Hongolo’, que em Kimbundo (uma das Línguas nativas de uma das etnias de Angola) significa Arco-íris. Tal epíteto deve-se à fantasia da cor, à liberdade criativa e à sua raiz angolana que marcam as suas criações.

Fonte: http://villasegolfe.co.ao/pt/articles/info/1432/

Ver também

http://africa-de-coracao.blogspot.com/2015/09/erika-jamece-expoe-em-milao.html

OBRAS: 




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

ALBINO CONCEIÇÃO JOSÉ

 BIOGRAFIA: Nasceu em Luanda, Angola, em 1963, e aí fez os seus estudos, primário e secundário, este último já na vertente de Educação Física. Em 1990 terminou a sua licenciatura em Pedagogia Desportiva e Treinamento de Andebol, em Sófia, na Bulgária. Desde muito jovem mostrou ter gosto pela pintura, datando de 1976 a sua primeira obra. O seu percurso profissional foi feito no mundo do desporto, tendo tido, inclusivamente, cargos governamentais nessa área, e chegando a Ministro da Juventude e dos Desportos do Governo Angolano até muito recentemente. A partir de 2015, Albino da Conceição começou a expôr as suas obras em eventos colectivos: Galeria dos Desportos, Luanda em 2015, exposição em alusão à cidade de Luanda, em 2016, e individuais: “Pinturas do Coração”, Academia BAI, Luanda, no biénio de 2015/2016 e, já em 2017, a individual intitulada “Reflexos”, na Galeria Nuno Sacramento, Ílhavo, Portugal. Fonte: https://www.uccla.pt/sites/default/files/catalogo_artes_mirabilis_on...

ANGOLA

Selecção e partilha de conhecimento ao nível das artes plásticas de autores nascidos em Angola. Consulte pelo nome do autor, através das etiquetas localizadas nas três barras superiores. Boa navegação. (correções são bem-vindas) Contacto:  lu.arq58@gmail.com  

ROSÁRIO JOSÉ MATIAS

BIOGRAFIA: Nasceu em Luanda em 1968. Formação Autodidacta. Exposições . - colectiva - Sala dos Congressos, Luanda, Angola (2000) - colectiva - BAI - Banco Africano de Investimentos, Luanda, Angola (2000) Notas Assume-se como experimentalista no campo das artes plásticas.   Fonte: http://artafrica.letras.ulisboa.pt/pt/artist/168.html OBRAS: